Animais mortos causam mau cheiro após chuva em AL
Oceano mais quente influenciou tragédia no NE
"Obviamente que, para reconstruir as casas, para reconstruir as cidades, nós não poderemos gastar o dinheiro reconstruindo no mesmo local que teve enchente. Daí porque a responsabilidade dos prefeitos, dos governadores, de procurarem locais fora da área das enchentes", disse Lula, durante o programa Café com o Presidente.
O presidente que visitou Alagoas e Pernambuco com uma comitiva de ministros disse que todos ficaram "estarrecidos" com a situação dos municípios atingidos e pediu providências para que a população seja atendida rapidamente. "Fiz questão de visitar a região e de levar vários ministros, para que a gente veja in loco a situação que as pessoas estão passando e para que a gente tome medidas mais rápidas."
Além dos R$ 275 milhões para cada Estado, Lula falou da concessão de R$ 1 bilhão para financiamento do comércio e da indústria local atingidos, da liberação do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para os trabalhadores vítimas das enchentes e que o Ministério das Cidades vai usar o programa Minha Casa, Minha Vida para financiamento de novas residências.
Lula ainda comentou os resultados da POF (Pesquisa de Orçamento Familiar) divulgada semana passada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Para o presidente, a pesquisa revela que está havendo distribuição de renda e que a população está se alimentando melhor. "Isso para mim é motivo de orgulho, saber que o povo está comendo mais e melhor. Eu acho que isso é a compensação das políticas públicas que o governo tem feito."
Da Folha de São Paulo