PARCERIA ENTRE TIM E SECRETARIA DE GOVERNO DE TEREZINHA



O secretario de governo de Terezinha Alisson Martins realizou uma parceria com a TIM onde disponibiliza aparelhos celulares para vereadores, secretários e diretores, além do prefeito e vice-prefeito.Com a parceria, o Governo de Terezinha vai ter melhor condição na comunicação entre seus membros. O pacote será de valor fixo para todos os celulares.

O GOVERNO DE TEREZINHA INVESTE EM POLITICA PARA OS PRODUTORES RURAIS


Durante a feira semanal realizada no ultimo domingo 7 de junho.o prefeito Alexandre Martins
apresentou a comunidade terezinhece o trabalho realizado pela a secretaria de
agricultura do municipio como:Aração de terras,Limpezas de açudes e barreiro e melhoria
das estradas e rodagem entre outro beneficios.

Terezinha, 45 anos de orgulho!

Ao som de banda de fanfarra e fogos de artifício. Foi assim que Terezinha acordou no último dia 13. Muita festa, bolo e inaugurações para comemorar os seus 45 anos de Emancipação Política.
A ideia da frase é antiga, mas cabe perfeitamente no contexto da matéria: "No aniversário de Terezinha quem ganha o presente é a população". E que presente! Inauguração da Prª Santa Terezinha, do canteiro da Rua Dom Joaquim e do Telecentro Digital, além de bolo e shows em praça pública.

A festa começou logo cedo. As 6h o prefeito passeou pelas ruas da cidade acompanhado por uma comitiva de secretários, uma banda de fanfarra e, em comemoração a data tão especial, muitos fogos de artifício. A tarde, a grande final do I Torneio da Emancipação de Terezinha lotou o Ginásio de Esportes e propiciou um belo espetáculo para os torcedores que acomparam a partida. No final, Juventude 3 x 2 Atlético da Cohab.

Mas o melhor de tudo estava por vir, e veio! A partir das 19h, na Igreja local, uma missa solene foi celebrada em ação de graças ao aniversário da cidade. Em seguida, todo povo se dirigiu à praça Santa Terezinha, que com a bênção do Pe. Josenildo Bizerra e as palavras do Ex.mo prefeito, foi oficialmente inaugurada após reforma e ampliação com recursos próprios. Também foram inaugurados o canteiro que percore toda a Rua Dom Joaquim e o Telecentro Digital, que dispõe de 15 computadores para acesso à internet gratuito para a população terezinhense.
PrªSanta Terezinha Canteiro da Rua Dom Joaquim
Telecentro de Inclusão Digital

E como em todo aniversário não poderia faltar o bolo. Após as inaugurações um super bolo de 45 metros fez história, pois nunca tinha se visto algo parecido na cidade.


O encerramento da festa ficou por conta de Gilberto e banda, além da grande atração da noite: Cavaleiros do Forró cuja apresentação levou à multidão a loucura que, apesar da chuva, não esfriou em nenhum momento.


Parabéns Terezinha!

Parabéns por sua história, pelo seu povo, por seus administradores. Parabéns pelo seu desenvolvimento e por todos aqueles que tiveram coragem de dar sua contribuição para o crescimento desta cidade. Parabéns Terezinha!

Parabéns pelos seus 45 anos de Emancipação Política!!!











Todo esse trabalho de resgate da história de Terezinha foi feito através de pesquisa boca a boca realizado pela Profª Maria José Dantas (Lilita, a dir.) desde 1995 e contou com ajuda de cidadãos que contribuíram para que esta história não viesse a morrer. sinceros agradecimentos à:




Srª. Izabel Cavalcante;
Srª. Sebastiana;
Sr. José Frasão e D. Delmira;
Srª. Belarmina;
Sr.Manoel Galvão (Seu );
As Senhoras Pequeno e Santo.


Não existem dado oficiais nestas postagens.
Fonte:blogdomaynard




3º Noticia da Série de Noticias da Cidade de Terezinha, 45 anos de orgulho!

Na terceira postagem da série "Terzinha, 45 anos de orgulho!" o Blog do Maynard vai falar de práticas e ações sociais que identificam uma sociedade. Aquilo que é a identidade de um povo e de um espaço em um determinado período de tempo. Falar da cultura de Terezinha é falar de suas crenças, tradições e valores. É denominar características que fazer a cara de um povo!

A CULTURA


A cultura e os valores do povo de Terezinha era expressados pelas festas, folguedos, comemorações, histórias e outras tipicidades como cavalhadas, vaquejadas, pastoris, reisados, touradas, dramas, bailes e serestas nas calçadas, além do cinema do Sr. Manoel Henrique (Seu Nezinho).

Nos anos 50 a moda era se lambuzar no mela mela do carnaval que começava no domingo e terminava com a missa, procissão, ciranda, e o baile que foi substituído por bandas musicais tocando ao ar livre.

A cantoria de viola também foi um grande interesse na década de 50 e era organizada pelos senhores João Ferreira Sobrinho e Manoel Daniel Filho (Pinto). Além da cantoria de viola, havia ainda os emboladores e os desafios dos repentistas. Um dos grandes artistas nessa área foi o senhor Dedé Martins.





A semana da pátria era comemorada com desfile cívico. Apesar de ser organizado pelas professoras, reunia os escoteiros da Vila Santa Terezinha que eram: Manuelzinho Gavão, Agenor Martins, Moacir Renovato e Manu de Zé Bento. Eram momentos de festa e muito orgulho, pois marchavam no ritmo de pé e ao som das palmas cantando hinos e músicas exaltando a pátria.
Na medida em que os anos foram passando, os organizadores dos desfiles desenvolviam mais as Aos poucos os desfiles ganharam alegorias como: comissão de frente, partes folclóricas, desportivas e outras que resgatavam a história da cidade. Tudo isso, agora, puxado por bandas marciais formadas pelos alunos do Colégio Mons. Alfredo Dâmaso.

O ESPORTEOutro marco na cultura do município foi e continua sendo a prática de esportes, especialmente do futebol. Desde cedo a cidade recebeu grandes partidas deste esporte que é paixão nacional. Torneios realizados em sítios próximos, como na Ponte Preta, e na cidade, como é o Torneio do Trabalhador anualmente realizado no dia 1º de Maio, movimentam a população que participa em massa. Com a implantação do Ginásio Poliesportivo Ademário Gomes da Silva a prática do futsal tem se tornado cada vez mais comum entre os atletas terezinhenses.




A RELIGIÃO

A construção da Igreja Matriz também foi de grande importância, pois foi o que marcou o catolicismo como religião oficial desde a fundação até os dias atuais. O primeiro padre foi o Pe. Alfredo Dâmaso, que depois receberia o título de Monsenhor pelas obra que realizou não só em Terezinha mais também em Bom Conselho.


As missas eram realizadas em uma capela de palha. Com o crescimento da Vila o Padre fez uma campanha e mutirão trazendo materiais de outra cidades em carros de boi. Anos mais tarde os senhores Termistócles Martins da Silva e Emídio Martins fizeram uma reforma na igreja e posteriormente foram feitas outras deixando-a com o aspecto atual.

A devoção inicial era em Santo Antônio Pequenino (a dir.), como era chamado pelo povo, São Sebastião também foi santo de devoção dos católicos em Terezinha, hoje a padroeira oficial da cidade e Santa Terezinha e os Beatos Luís e Zélia e sua Igreja e quase paróquia conforme vontade do Bispo da Diocese de Garanhuns Dom Fernando Guimarães.

Atualmente outras reigiões fazem parte da crença dos Terezinheses. O protestantismo tem representações da Assembleia de Deus, Presbiteriana, Batista e Pentecostal. Um evento que tem se tornado tradição é o Aclame ao Senhor que neste ano comemorou sua terceira edição.


A MODERNIDADE

Na Vila Santa Terezinha a modernidade é inaugurada entre os anos 1940/1941 com a chegada do primeiro automóvel que pertenceu ao Sr. Leonício, o fazendeiro mais próspero do lugar.

Quatro anos mais tarde, 1945, Hermínio Freitas, um dos habitantes que se preocupava com a cultura local e organizava festas juninas e carnavalescas, trouxe o primeiro aparelho de radiofonia, introduzindo o primeiro meio de comunicação em massa. Este foi o elo para o fortalecimento da integração da comunidade, pois as pessoas se reuniam na casa deste senhor para ouvir a oração da Ave Maria, notícia e canções. Essa situação só foi alterada com a chegada da televisão, trazida por dona Dôra de Chicute (Chicute era como era popularmente chamado o Sr. Francisco Pereira Lopes).

A chegada da modernidade trouxe inúmeras alterações no cotidiano da população, como o acesso aos meio de comunicação, à internete e outras mudanças que beneficiam a cidade. Por outro lado é triste assumir, mas devemos a ela um pouca da perca da identidade cultural. Na tentativa de preservar, os governantes da cidade, diretores e professores das escolas tem promovido atividades voltadas para esse aspecto que deve ser atentado não apenas por eles, mas por todos os cidadãos que amam sua cidade.

Fonte: Pequisa de Maria José Dantas (Lilita)
Fotos: MAria José Dantas (Lilita)
Fonte:blogdomaynard

2º Noticia da Série de Noticias da Cidade de Terezinha, 45 anos de orgulho!

Ontem , o Blog do Maynard deu início a uma série de postagens que trata da história de Terezinha. Depois de ter apresentado a origem da cidade, hoje mais uma postagem, e mais um assunto que muito orgulha e pelo qual se deve se ter o máximo de respeito.


OS ADMINISTRADORES
A história política de Terezinha tem início ainda em seu período de Vila. O vereador eleito na cidade de Bom Conselho, mas representante da Vila Santa Terezinha, o Sr. Adauto Gomes da Silva, reune autoridades competentes da época e faz requerimento pedindo que a Vila passe à cidade, isso no ano de 1963. Em dezembro do mesmo ano, é atendido e, conforme Lei, Terezinha desvincula-se de Bom Conselho, tornando Município. Para exercer a função de Prefeito é escolhido o Sr. Antônio Régis da Silva que administrou provisoriamente o período de 31/03/1964 à 27/05/1965, enquanto houvesse eleição direta para prefeito e vereadores.

Aquele que requeriu, foi eleito pelo povo na primeira eleição em que o município participou. O Sr. Adauto Gomes da Silva foi eleito pelo voto direto assumindo o governo de Terezinha de 27/05/1965 à 31/01/1970. O Poder Legislativo foi composto pelos seguintes vereadores:


  • João Juvenal;
  • Manoel Galvão (Né Galvão);
  • Artur Calado da Rocha;
  • Antônio Florentino e

  • Manoel Henrique.

Em sua administração o Sr. Adauto Gomes fez grandes obras como o Mercado Municipal (a esq.), o matadouro, as praças Santa Terezinha e Dr. Francisco Pereira Lopes, a escola Abílio Alves, além de calçamentos, iluminação pública, reforma de outros prédios, açudes, projetos de arborização e deu início ao projeto do Colégio Municipal Monsenhor Alfredo Dâmaso, que veio ser estadual alguns anos depois.

De 31/01/1970 à 31/01/1973, a cidade foi administrada pelo Sr. Lourival Venâncio Calado (a dir.), que, entre outros trabalhos, construiu o prédio do Colégio Monsenhor Alfredo Dâmaso e fez calçamento de diversas ruas.

O terceiro prefeito eleito pelo povo foi o Sr. Ademário Gomes da Silva (a esq.) (31/01/1973 à 31/01/1977). O Sr. Ademário Gomes organizou a Secretaria de Educação, colocando como primeira Secretária de Educação a Srª. Ana Maria Gonsalves. Construiu várias escolas rurais, contratou professores para a rede municipal e estadual de ensino, além da construção do abrigo rodoviário.

De 31/01/1977 à 31/01/1983 o prefeito foi o Sr. Manoel Daniel Filho popularmente conhecido como "Seu Pinto" (a dir.). As construções do Palácio Municipal Lourenço Gomes da Silva (Prefeitura Municipal), Unidade Mista, o prédio no qual funcionou o Bandepe (atual Agência dos Correios) e o posto para funcionamento da Telpe marcaram a administração do quarto governante de Terezinha.


Em janeiro de 1983 o Sr. Ademário Gomes foi eleito para a sua segunda gestão, sendo o quinto prefeito. Destacaram-se nesse mandato a construção do Centro Social (clube), a ampliação do colégio Mons. Alfredo Dâmaso, construção de estradas e contratação de professores para o colégio.


Em 01/01/1989, tomou posse o sexto administrador municipal , o Sr. Antônio Carvalho de Araújo (Antônio Aceno, a esq.) que construiu a Câmara Municipal e o prédio da Secretaria de Educação. Também fez calçamento de algumas ruas.

Pela terceira vez, agora em 01/01/1993, o Sr. Ademário Gomes da Silva assume a prefeitura de Terezinha após ser eleito pelo povo. Construiu as calçadas das principais ruas da cidade, adquiriu transportes para o município. Trabalhou na conservação das estradas, prédios públicos, calçamentos e escolas. Sua terceira gestão foi tragicamente interrompida por seu assassinato em 23 de janeiro de 1995. Com a fatalidade o vice-prefeito Sr. Antônio Alexandre de Barros (Sitonho, a dir.), assume a prefeitura e dá continuidade aos trabalhos, ampliando a Unidade Mista de Saúde e comprando transportes destinados a educação. O fim do seu mandado foi em 31/12/1996.

O Sr. Antônio Carvalho de Araújo foi eleito para sua segunda gestão tomando posse no dia 01 de janeiro de 1997. A construção do Calçadão e de dois mini postos de saúde nos sítios Guaribas e Olho d'aguinha foram suas principais atividades até 31 de dezembro de 2000.

Com o lema: "O povo já decidiu, Ezaú Gomes 2000", o último prefeito foi o Sr. Ezaú Gomes da Silva, filho de Ademário e sobrinho de Adauto Gomes. Nos oito anos em que administrou a prefeitura de Terezinha (foi re-eleito em 2004, em votação de candidato único), Ezaú Gomes, entre outras atividades, restaurou todos os prédios públicos e calçamentos, fez estradas, construiu a Biblioteca Municipal, o Centro de Múltiplo Uso, o Ginásio Poliesportivo Ademário Gomes da Silva, a creche Mãe Dondom. Ampliou a Escola Abílio Alves de Miranda e o colégio Mons. Alfredo Dâmaso. Reformou a Unidade de Saúde e o Mercado Público. Implantou PSFs, adquiriu carro odontológico e outros transportes para a educação, contratou professores e médicos e construiu 140 casas populares, todas com saneamento básico.


O atual prefeito é o Sr. Alexandre Antônio Martins de Barros, que tomou posse no dia 01 de janeiro de 2009. Em apenas quatro meses de administração, Alexandre tem atingido todas as expectativas da população que espera atenta a cada passo dado rumo ao progresso. Um poucos das realizações do atual prefeito serão colocadas nas próximas postagens.



Inauguração da Prª Dr. Francisco Pereirra Lopes




Praça em 1975



Continua...

Fonte: Pesquisas de Maria José Dantas (Lilita)
Fotos: Maria José Dantas (Lilita), Lurdinha Calado de Lima e Célia de Inácio.
Fonte:blogdomaynard
Clique aqui:
www.blogdomaynard.blogspot.com

Uma Série de Noticias da Cidade de Terezinha, 45 anos de orgulho!

Na semana em que os cidadãos terezinhenses comemoram o 45º aniversário da emancipação de seu município, o blog do maynard traz uma série de quatro postagens que relatam um pouco da história de Terezinha desde a sua origem até a atualidade, passando por seus administradores, conhecendo sua cultura e notando o quanto a população de Terezinha deve ter orgulho do contínuo progresso pelo qual a cidade tem passando. (Clique nas imagens para aumentar o tamanho)

A ORIGEM

A cidade iniciou-se com a construção da primeira casa, no sítio Marco de Pedra que, segundo relatos de antigos moradores, pertencia ao Sr. Agostinho Cavalcante (a dir.), pai do Sr. Epaminondas Cavalcante (Pone). Foi nesta casa que funcionou o primeiro barracão, pertencente ao Sr. Abílio Buarque Correia.

Anos depois, chega ao sítio Cachoeirinha um comerciante vindo de Bom Conselho, o Sr. Abílio Alves de Miranda, que também construio um barracão e teve a ideia de criar uma feira.

A partir daí, surge um confronto entre os dois comerciantes, Sr. Abílio Buarque e o Sr. Abílio Alves, que queriam que a feira acontecesse na frente de seus respectivos pontos comerciais. Entretanto, a feira
passou a ser realizada no sítio Viera (Olho Dágua da Mata), pelo fato de que as duas localidades em questão não apresentavam condições favoráveis.

Após a escolha do local, o Sr. Abílio Alves de Miranda, juntamente com as autoridades do município de Bom Conselho e alguns moradores, realizou uma grande festa para inauguração da feira que passou a acontecer às sextas-feiras, ao mesmo tempo em que decidiram, em agosto de 1933, transformar aquele sítio em um povoado, que recebeu o nome de Rua Nova. Na ocasião foi celebrada a primeira missa pelo padre franciscano Dom Joaquim, Pe. Alfredo não presidiu a missa porque tinha viajado ao Rio de Janeiro, com o objetivo de trazer a imagen de Santa Terezinha (a esq.) que havia chegado direto da Europa.

Depois disso o povoado não parou de crescer e surgiram as primeiras casas comerciais: a padaria de Zé Bolão, a farmácia do Sr. Wilson Correia Gueiros e outras mercearias. Esses fatos atrairam outros moradores e comerciantes para o povoado.

Todo esse crescimento fez o povoado, em 1948, passar
à vila e receber o nome de Vila de Santa Terezinha, resultado do acordo feito entre o Pe. Alfredo e o Sr. Abílio Alves de Miranda que mais tarde batizou sua filha com nome de Terezinha , em homenagem a santa da qual era devoto.

15 anos mais tarde o vereador por Bom Conselho, mas representante da Vila Santa Terezinha Sr. Adauto Gomes da Silva, junto com autoridades competentes da época, tais quais, governador, deputados e civis fizeram requerimento pedindo que a Vila Santa Terezinha passasse a cidade.

Assim, conforme Lei nº4.958 de 20 de dezembro de 1963, foi criado o Município de Terezinha, desmembrando-se do Município de Bom Conselho, ficando como prefeito interino o Sr. Antônio Régis da Silva (31/03/64 à 27/05/65) enquanto houvesse a eleição direta para prefeito.

Haviam rumores de que a cidade tinha recebido o nome de Terezinha, sem o "santa", porque o primeiro prefeito era evangélico e não apoiava, o que não condiz com a verdadeira história. Na verdade, já existia uma cidade denominada Santa Terezinha localizada próximo a São José do Egito na região do sertão de Pernambuco. Para não ocorrer imprevistos como troca de endereços, envios precipitados de correspondências e outros casos do tipo, que já estavam acontecendo, foi decidido que a cidade se chamaria Terezinha.





Continua...

Texto: Maria José Dantas (Lilita)
Fotos: Maria José Dantas (Lilita) e Lurdinha Calado de Lima
Fonte:Blogdomaynard

Prefeito Alexandre participa de encontro com o Governador Eduardo Campos


O prefeito Alexandre Martins e a primeira-dama do município participaram ontem, juntamente com outros prefeitos do Agreste Meridional, de um café da manhã no Palácio do Campo das Princesas com o governador Eduardo Campos e a primeira-dama do Estado Renata Campos. Na ocasião foi apresentado o Programa "Mãe Coruja", em conjunto com as áreas de saúde, educação e ação social. O Programa destina recursos para os municípios utilizarem no acompanhamento de mães desde o período da gravidez até os 5 anos de idade do bebê. Durante o encontro, os prefeitos presentes foram convidados a assistir o espetáculo da Paixão de Cristo em Nova Jerusalém.