2º Noticia da Série de Noticias da Cidade de Terezinha, 45 anos de orgulho!

Ontem , o Blog do Maynard deu início a uma série de postagens que trata da história de Terezinha. Depois de ter apresentado a origem da cidade, hoje mais uma postagem, e mais um assunto que muito orgulha e pelo qual se deve se ter o máximo de respeito.


OS ADMINISTRADORES
A história política de Terezinha tem início ainda em seu período de Vila. O vereador eleito na cidade de Bom Conselho, mas representante da Vila Santa Terezinha, o Sr. Adauto Gomes da Silva, reune autoridades competentes da época e faz requerimento pedindo que a Vila passe à cidade, isso no ano de 1963. Em dezembro do mesmo ano, é atendido e, conforme Lei, Terezinha desvincula-se de Bom Conselho, tornando Município. Para exercer a função de Prefeito é escolhido o Sr. Antônio Régis da Silva que administrou provisoriamente o período de 31/03/1964 à 27/05/1965, enquanto houvesse eleição direta para prefeito e vereadores.

Aquele que requeriu, foi eleito pelo povo na primeira eleição em que o município participou. O Sr. Adauto Gomes da Silva foi eleito pelo voto direto assumindo o governo de Terezinha de 27/05/1965 à 31/01/1970. O Poder Legislativo foi composto pelos seguintes vereadores:


  • João Juvenal;
  • Manoel Galvão (Né Galvão);
  • Artur Calado da Rocha;
  • Antônio Florentino e

  • Manoel Henrique.

Em sua administração o Sr. Adauto Gomes fez grandes obras como o Mercado Municipal (a esq.), o matadouro, as praças Santa Terezinha e Dr. Francisco Pereira Lopes, a escola Abílio Alves, além de calçamentos, iluminação pública, reforma de outros prédios, açudes, projetos de arborização e deu início ao projeto do Colégio Municipal Monsenhor Alfredo Dâmaso, que veio ser estadual alguns anos depois.

De 31/01/1970 à 31/01/1973, a cidade foi administrada pelo Sr. Lourival Venâncio Calado (a dir.), que, entre outros trabalhos, construiu o prédio do Colégio Monsenhor Alfredo Dâmaso e fez calçamento de diversas ruas.

O terceiro prefeito eleito pelo povo foi o Sr. Ademário Gomes da Silva (a esq.) (31/01/1973 à 31/01/1977). O Sr. Ademário Gomes organizou a Secretaria de Educação, colocando como primeira Secretária de Educação a Srª. Ana Maria Gonsalves. Construiu várias escolas rurais, contratou professores para a rede municipal e estadual de ensino, além da construção do abrigo rodoviário.

De 31/01/1977 à 31/01/1983 o prefeito foi o Sr. Manoel Daniel Filho popularmente conhecido como "Seu Pinto" (a dir.). As construções do Palácio Municipal Lourenço Gomes da Silva (Prefeitura Municipal), Unidade Mista, o prédio no qual funcionou o Bandepe (atual Agência dos Correios) e o posto para funcionamento da Telpe marcaram a administração do quarto governante de Terezinha.


Em janeiro de 1983 o Sr. Ademário Gomes foi eleito para a sua segunda gestão, sendo o quinto prefeito. Destacaram-se nesse mandato a construção do Centro Social (clube), a ampliação do colégio Mons. Alfredo Dâmaso, construção de estradas e contratação de professores para o colégio.


Em 01/01/1989, tomou posse o sexto administrador municipal , o Sr. Antônio Carvalho de Araújo (Antônio Aceno, a esq.) que construiu a Câmara Municipal e o prédio da Secretaria de Educação. Também fez calçamento de algumas ruas.

Pela terceira vez, agora em 01/01/1993, o Sr. Ademário Gomes da Silva assume a prefeitura de Terezinha após ser eleito pelo povo. Construiu as calçadas das principais ruas da cidade, adquiriu transportes para o município. Trabalhou na conservação das estradas, prédios públicos, calçamentos e escolas. Sua terceira gestão foi tragicamente interrompida por seu assassinato em 23 de janeiro de 1995. Com a fatalidade o vice-prefeito Sr. Antônio Alexandre de Barros (Sitonho, a dir.), assume a prefeitura e dá continuidade aos trabalhos, ampliando a Unidade Mista de Saúde e comprando transportes destinados a educação. O fim do seu mandado foi em 31/12/1996.

O Sr. Antônio Carvalho de Araújo foi eleito para sua segunda gestão tomando posse no dia 01 de janeiro de 1997. A construção do Calçadão e de dois mini postos de saúde nos sítios Guaribas e Olho d'aguinha foram suas principais atividades até 31 de dezembro de 2000.

Com o lema: "O povo já decidiu, Ezaú Gomes 2000", o último prefeito foi o Sr. Ezaú Gomes da Silva, filho de Ademário e sobrinho de Adauto Gomes. Nos oito anos em que administrou a prefeitura de Terezinha (foi re-eleito em 2004, em votação de candidato único), Ezaú Gomes, entre outras atividades, restaurou todos os prédios públicos e calçamentos, fez estradas, construiu a Biblioteca Municipal, o Centro de Múltiplo Uso, o Ginásio Poliesportivo Ademário Gomes da Silva, a creche Mãe Dondom. Ampliou a Escola Abílio Alves de Miranda e o colégio Mons. Alfredo Dâmaso. Reformou a Unidade de Saúde e o Mercado Público. Implantou PSFs, adquiriu carro odontológico e outros transportes para a educação, contratou professores e médicos e construiu 140 casas populares, todas com saneamento básico.


O atual prefeito é o Sr. Alexandre Antônio Martins de Barros, que tomou posse no dia 01 de janeiro de 2009. Em apenas quatro meses de administração, Alexandre tem atingido todas as expectativas da população que espera atenta a cada passo dado rumo ao progresso. Um poucos das realizações do atual prefeito serão colocadas nas próximas postagens.



Inauguração da Prª Dr. Francisco Pereirra Lopes




Praça em 1975



Continua...

Fonte: Pesquisas de Maria José Dantas (Lilita)
Fotos: Maria José Dantas (Lilita), Lurdinha Calado de Lima e Célia de Inácio.
Fonte:blogdomaynard
Clique aqui:
www.blogdomaynard.blogspot.com

Share this

Related Posts

Previous
Next Post »